FANDOM

***Novas funcionalidades/Melhorias

- Alterações visuais na grid

   .. Actions
   Foi criada a barra de actions na grid, permitindo que sejam definidas actions que apareceram no contexto da grid. Isso permitirá ao programador ser mais específico nas criação das actions facilitando o entendimento da interface pelo usuário final.
   As actions passam a contar também com um ícone que preferencialmente deve denotar a ação a ser realizada se acionada. Por padrão todas as actions virão acompanhadas da imagem flash( raio).
   A API de declaração de actions na grid é a mesma já conhecida, com a diferença que para se definir actions para a grid deve-se usar o método action() da grid e não o do process.
   Exemplo:
   with ( this.grid('Pedidos', ds, -2008879000 /* Pedidos ou Provisões */ ) ) {
      ...
      // actions
      action('Gravar Operação', function ( sender ) {
         // rotina de gravação
      })
   }
   Um exemplo real de uso pode ser visto no processo 'Group and Users', que já está utilizando as actions na grid.
   .. Botões de edição e navegação
   Todos o botões da grid foram reformulados e reposicionados afim de tornar a interface mais agradável e intuitiva.
   Os botões também receberam cores mais vivas e mais comuns para o usuário, por exemplo, os botões de cancelar[x] e deletar[-] estão na cor vermelha denotando que o usuário estará "perdendo algo" clicando neles, já os de post [v] e insert [+] estão na cor verde denotando a idéia de confirmação para o usuário. E uma tonalidade de cinza será usada para indicar quando o botão não estiver disponível.
   Os botões de navegação da grid foram movidos para a barra de actions criando similaridade com a barra de actions do process que também centraliza ali a navegação ( back e forward).
   Foi criado também um novo botão, Log, que logo em breve estará sendo ativado e terá a função de mostrar o histórico de alterações do registro.
   O título da grid foi movido para depois dos botões, com o objetivo de fazer com que os botões de edição estejam sempre nos mesmos lugares independente do tamanho do título, ao contrário do que ocorria antes.
   .. Sinalização do estado da grid
   A grid passa a mudar a cor da linha do registro atual de acordo com o estado em que ela se encontrar. Quando ela estiver em navegação o registro terá a cor verde e quando ela estiver em edição a cor é uma tonalidade de laranja. Em modo formulário, as bordas dos inputs mudam para tonalidades semelhantes. Com isso fica claro para o usuário se ele está em uma edição ou não.
   .. Busca
   A busca da grid foi removida da barra do título e movida para a barra das actions da grid, economizando espaço e tornando a interface de busca mais elegante. Ela só aparecerá quando solicitada, clicando-se no botão de uma lupa (azul), ou através do já conhecido atalho [CTRL][SHIFT][L]. Quando acionada, uma nova barra vai aparecer na grid com as opções de busca. Para ocultar a barra pode-se clicar novamente no ícone, pressionar [ESC] ou clicar no [x].
   A busca foi melhorada corrigindo alguns bugs que existiam, e uma das melhorias é que ela passa a pesquisar em campos lookups. Ela passa a permitir também que o usuário escolha se quer pesquisar apenas no campo atual ou em todos os campos, a exemplo do que ocorria na interface antiga. No futuro estará sendo disponibilizadas mais opções para o usuário.

- Grid de lookup

  Com a criação da barra de actions na grid, a grid de lookup passa a ter 3 ( três) actions no lugar das imagens que apareciam antes, unificando assim o conceito visual. Os atalhos e funções não foram alterados.

- Sessão jamais expira

  Foi iniciado a preparação do ambiente para que seja atualizado o número de tarefas pendentes para o usuário logado ( botão "0 Tarefas"). E como conseqüência a sessão não irá mais expirar por inatividade.

- Conteúdo vazio em colunas do SimpleLayout

  O Column do SimpleLayout passa a escrever   quando não houver conteúdo a ser escrito para a coluna. Essa melhoria visa permitir que em relatórios exibidos no Internet Explorer alguns styles possam ser aplicados em colunas mesmo que não tenha nada a ser exibido para ela. O IE não aplica alguns style para o elemento caso não exista conteúdo dentro dele.

- O Finder passa a respeitar a classe da classe

  O Finder ( Objeto que controla a execução dos lookups/ speedfill), passa a usar o xfind da classe da classe. Hoje os lookups para classe ( isClassLookup = true) sempre usavam o xfind definido na classe "Classes". Com isso será possível especificar um xfind específico para uma determinada classe de classes.

- ENTER no último field do último registro

  O ENTER no último field do último registro passa a apenas dar post na edição, ao invés de dar post e inserir um novo registro como ocorria hoje.

***Correções

- Atalhos para actions

  Foram feitas duas melhorias na rotina de detecção automática de atalho das actions. A primeira é que as letras acentuadas não estão sendo mais levadas em consideração. A outra é que as actions invisíveis passam a ser consideradas na escolha. A intenção é evitar que os atalhos fiquem mudando de acordo com a visibilidade das actions, dificultando a criação do hábito nos usuários.

- Validação de campos obrigatórios ao mudar de view na grid

  A grid ainda estava requerendo campos obrigatórios ao se mudar de view. Corrigido.

- Field.readOnly mudado dinamicamente

  Os fields que tinham a propriedade readOnly mudada dinamicamente estavam com a navegação via teclado comprometida. Corrigido.

- Inconsistência na edição

  Quando se inseria e cancelava uma edição em modo table, a grid deixava o último field editado ainda disponível para edição. Corrigido.

- Foco de registro na janela de lookup

  Em situações em que era disparado um lookup o foco do lookup impedia a navegação nas opções. Corrigido.

- tableViewWidth

  O tableViewWidth volta a ter o mesmo valor do width. Com base nos testes e observações foi verificado que não fica agradável visualmente a grid ficar dinamicamente ( inclusive na navegação ) mudando o width de todos os fields, que foi o que passou a acontecer quando usamos o 'auto' nos fields. Futuramente estaremos vendo uma forma de se ter o melhor dos dois mundos. Grids ficando compactas automaticamente sem o desconforto mencionado.

- Botão de Lookup

  A imagem do botão de lookup foi ajustada para tomar menos espaço do que antes esteja tomando. O botão de lookup estava permitindo abrir o lookup numa grid vazia. Corrigido.

Também no FANDOM

Wiki aleatória