FANDOM

Grupo de Tarefas

Todo o controle de tarefas do INTEQTask é iniciado a partir de um Grupo de Tarefas. É importante uma análise mais aprofundada das necessidades e organização da empresa que utiliza o sistema para a definição do Grupo de Tarefas, pois tarefas de um grupo não poderão ser relacionadas com tarefas de outros grupos de tarefas.

Grupos de Usuários

Criado o grupo de tarefas devemos então criar os Grupos de Usuários. Grupos de Usuários são agrupamentos de pessoas que irão executar atividades definidas no INTEQTask. Podemos ter como grupos de usuários: Funcionários de um mesmo setor, funcionários que exercem atividades afins e qualquer outro tipo de agrupamento que o administrador do sistema queira definir. Um grupo de usuários pode pertencer a um ou mais outros grupos, criando uma hierarquia de grupos. A associação do grupo de usuários com as pessoas é feita através do cadastro de pessoas pelo campo GRUPOS.

Pessoas do Sistema

As pessoas do sistema são entidades que executarão tarefas definidas no sistema. A pessoa que executa a tarefa não precisa ser a mesma que lança os dados do sistema. O sistema difere quem executou a tarefa de quem interagiu com o sistema. Após a criação da pessoa devemos definir a que grupos ela pertence através do campo GRUPOS.

Grupos de Recursos

Grupos de Recursos são agrupamentos que representam atividades comuns das pessoas que executam as tarefas. Por exemplo: Desenvolvedores. Existem N pessoas que exercem a atividades de desenvolvedor no fluxo de trabalho da empresa.

Recursos

Recursos que serão associados ao Grupo de Recursos. No exemplo anterior tínhamos um grupo de recursos chamado Desenvolvedores, mas existem N tipos de desenvolvedores, então cada tipo de desenvolvedor será um recurso. Por exemplo: Desenvolvedor Junior, Desenvolvedor Pleno e Desenvolvedor Sênior.

Processos Processos são tipos de trabalhos executados em uma determinada etapa de um serviço. Por exemplo: Numa determinada etapa do serviço “Pintura” podemos ter o processo “Lixar Parede”, em uma outra etapa o processo “Pintar”. Vincular o processo a um grupo de recursos.

Etapas

As Etapas fazem a ligação de um recurso com um processo, além de definir ordem de execução, tempo padrão de execução do processo e os grupos que atenderão esta etapa. A atribuição de responsabilidade sobre a execução do processo depende do grupo que criou a tarefa e seu vínculo com um grupo de destino.

Serviços

A classe de recursos que o INTEQTask opera é a classe de SERVIÇOS. Nela devemos criar todos os serviços que estarão disponíveis aos usuários do sistema. Cada serviço pode ou não ter etapas de trabalho, a etapa é quem faz o vínculo de um determinado serviço com um processo e ainda informa que ordem o processo terá na execução global do serviço, mas deve obrigatoriamente ter um processo padrão. A criação de um processo padrão segue os mesmos passos da criação de um processo normal mais o preenchimento do campo RECURSO. É possível associar classes de serviços à process do sistema. Para quando uma pendência de um determinado serviço for ser atendida o sistema chame automaticamente o process definido. Essa associação pode ser feita no x-class da classe através do preenchimento das propriedades attendingProcessKey, attendingInteractionName e attendingParameterName.

Também no FANDOM

Wiki aleatória